quinta-feira, 5 de junho de 2008

Ayurveda, real Yoga Terapia


A yoga terapia deveria considerar os oitos angas (membros) do yoga, não deveria apenas ser reduzida ao simples aspecto físico das asanas, mesmo porque deste enfoque, estaríamos utilizando o mesmo olhar da medicina moderna. Os dois primeiros angas são Yama e Niyama, princípios yóguicos da vida correta, que proporcionam uma base necessária para sustentar qualquer prática seja com objetivo de saúde ou espiritual.
Asanas poderiam ser nomeadas como “medicina externa” devido a que elas tratam distúrbios no nível dos músculos e ossos, porém indiretamente também traz benefícios para muitas outras condições, claro, também pode oferecer a ideal forma de seqüência de exercícios físicos. No entanto, sem a dieta apropriada, estas características saudáveis podem ser limitadas. Asanas trabalham melhor quando inseridas num contexto de estilo de vida ayurvédico.
Pranayamas seriam a “medicina interna” de yoga. Fornecem Prana, ou energia vital diretamente dentro do corpo, e pode ser direcionado de várias maneiras, de acordo com a necessidade. Pranayamas tem uma atuação direta nos Doshas, e é a maneira mais direta de proporcionar saúde para o corpo e a mente. Enquanto que asanas seriam secundárias neste aspecto. Isto indica que para uma satisfatória yoga terapia, mesmo para a saúde do corpo físico, deve-se enfatizar pranayamas, e utilizar asanas somente para dar base ao pranayama.
Ayurveda proporciona as recomendações apropriadas de estilo de vida para a prática de Yoga, bem como uma sólida base para aproveitar o aspecto saudável das práticas yoguicas. Yoga provê bases psicológicas e espirituais para o Ayurveda e suas aplicações. Precisaremos de Yoga e Ayurveda juntos caso desejemos nos aproximar da saúde e o bem-estar de forma verdadeiramente holística. Ayurveda nos proporciona as bases médicas, e Yoga o objetivo das práticas espirituais. Este é o esquema original védico.
Para compreender com êxito Yoga terapia ou mesmo um sistema médico ligado ao Yoga, deveríamos restabelecer o elo, a conexão de Yoga com Ayurveda.

Nenhum comentário: